quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Curso SPED completo (Contribuições, Contábil e e-Social) em Santa Maria encerra o ano com chave de ouro

O Curso de SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) completo, realizado em Santa Maria de 15 a 20 de dezembro, encerrou o calendário de cursos de 2014 do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF) em grande estilo. O tema reuniu um público de 35 Contabilistas, e não apenas de Santa Maria, mas também do Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Val Paraíso e do Plano Piloto, que acompanharam até o fim os cinco dias do curso, na unidade local da Faculdade JK. 

O ministrante, professor Ângelo Márcio Leandro da Costa, credenciado em cursos do CRC e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), abordou os três sistemas do SPED que passarão a ser cobrados pelo Governo Federal a partir do início de 2015 - o Sped Contribuições, com a escrituração digital da área financeira, que abrange os tributos e impostos; o Sped Contábil, com a contabilidade das empresas, e o e-Social, com o registro e envio digital do setor de pessoal, ou seja, as questões trabalhistas dos clientes.

O curso foi aberto pela presidente do CRCDF, Sandra Batista, que aproveitou a oportunidade para apresentar um balanço das atividades desenvolvidas em 2014 e também agradecer aos profissionais de Santa Maria e região pela presença frequente nos eventos do Conselho. "O interesse em se aperfeiçoar tem sido grande e constante, o que demonstra a preocupação e o compromisso desses Contabilistas em se manterem atualizados nas suas áreas de conhecimento", ressaltou. "Além disso, participar de cursos e eventos propicia importantes oportunidades de relacionamento com colegas de outras regiões e a necessária interação com o seu Conselho de classe".

De acordo com a Presidente, diante de tantas mudanças que a atividade Contábil vem sofrendo na última década - conceituais, legislativas e sistêmicas -, cabe a cada profissional buscar as informações necessárias às diferentes áreas de atuação e ter em mente que precisa reservar um espaço em sua vida para se atualizar constantemente. "Porém, com o foco para além da sobrevivência, visando se destacar no mercado apresentando qualidade e serviços diferenciados", apontou Sandra Batista. "Compreender quais são os riscos atuais para o exercício da profissão e aproveitar as oportunidades de aperfeiçoamento, que também são constantes, faz parte dessa evolução na carreira e conquista do sucesso planejado".

Interação construtiva
A representante do CRCDF em Santa Maria, Mary Lúcia de Lima Góes, que colaborou ativamente com a organização do curso na cidade, também participou da abertura e de todos os cinco dias de aula, incentivando os Contadores e Técnicos presentes a apresentarem suas dúvidas e compartilhar situações específicas durante os debates finais diários. "Foi uma experiência de extrema importância para os profissionais da região, todo mundo compareceu às aulas até o último dia, quórum completo, o que não é comum", afirmou. "E todos os dias vinham nos agradecer e elogiar a iniciativa do CRCDF, além de requisitar mais cursos ainda, em temas como a substituição tributária.

Sentimos que atendemos a uma demanda reprimida dos nossos profissionais, agradecemos a Presidente Sandra e à equipe do CRCDF, que nos apoiou integralmente, à Faculdade JK de Santa Maria, que cedeu o espaço, e estamos orgulhosos com o resultado".

Ciente da demanda da Região, a representante do CRCDF em Santa Maria anunciou que vai apresentar ao CRCDF a proposta para realização de um novo evento de disseminação sobre o SPED, dessa vez dirigido às empresas clientes dos Contabilistas. "Podemos aproveitar a Semana Acadêmica da Faculdade JK de Santa Maria, em abril, para levar também aos nossos clientes um conhecimento especializado sobre o que é esse novo modelo digital de escrituração, seus objetivos e rápida evolução, bem como porque é necessário que as empresas se preparem o quanto antes para atendê-lo", revelou. Segundo ela, parceiros como a Faculdade JK, o SEBRAE, a Associação Comercial e a própria administração de Santa Maria podem se aliar ao projeto.


O professor Ângelo Márcio, que realizou mais de 20 cursos sobre o SPED em 2014 com o CRCDF, também ressaltou que a edição de Santa Maria foi especial, pelo alto interesse e retorno dos participantes. "Foi uma iniciativa mais do que bem vinda e necessária nesse momento, em função do prazo de entrega do primeiro Sped estar bem próximo, já no início do ano. Percebemos que não era o caso de se aperfeiçoar os profissionais, mas de capacitá-los", revelou.

Segundo o professor, que é Bacharel em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Auditoria e Perícia Fiscal e Contábil, a grande maioria do público do curso (cerca de 60%) não sabia ainda o que o Governo e a Receita Federal pretendem com a adoção do SPED, enquanto que os 40% que haviam entendido isso, não sabiam como fazer para atender à nova legislação. "Parte buscou o curso para tirar dúvidas e parte para obter conhecimento inicial sobre o tema - por estarem desatualizados, terem mudado de área e estarem estreando na tributária ou por serem recém-formados", detalhou. Atuante na área fiscal/tributária, com larga experiência em Lucro Real e demais informações (DIPJ, SPED, FCONT, ECD, EFD - ICMS/IPI, ECD - PIS/COFINS, NF-e IR, CSSL, PIS, COFINS e legislação pertinente), Ângelo Márcio dirigiu o curso de forma a atender aos diferentes níveis de demanda.

"Após a excelente frequência, os intensos debates na última meia hora de todas as aulas e a grande procura para tirar dúvidas e pedir mais informações, inclusive nos intervalos, estou convencido de que todo mundo que fez o curso vai poder entregar corretamente os três SPEDS no início de 2015", assegurou.

Novos SPEDS

Mas Ângelo Márcio também aproveitou para alertar os profissionais de que o Governo e a Receita vão passar a cobrar, igualmente em 2015, uma quarta categoria de SPED - o Sped ECF, com a escrituração contábil Fiscal, que está prevista desde 2010. Ela substituirá a DIPJ e os Livros LALUR/LACS para os fatos ocorridos no ano de 2014 e tem sua entrega prevista no novo formato para o último dia útil do mês de julho de 2015. "O Sped ECF, que abrange as empresas sem fins lucrativos, determina que essas duas escriturações sejam feitas obrigatoriamente juntas, o que exigirá mais uma capacitação dos Contabilistas", adiantou. "Acreditamos que o processo não se encerra por aí, haverá ainda outros modelos de Speds, o que reforça a necessidade de estudo constante dos Contadores".


Nenhum comentário:

Postar um comentário